quinta-feira, 3 de maio de 2012

METAMORFOSE - SEGUNDO SEMESTRE

Segundo semestre: matriculado em Antropologia Contemporânea e Seminário de Preparação de Dissertação. A primeira é uma aventura no Departamento de Antropologia da UFRGS. O Professor se chama Bernardo Lewgoy e tem um parentesco mais ou menos próximo do grande ator José Lewgoy. A disciplina é completamente diferente de tudo que já fiz em termos de estudos. Uma incógnita quanto ao aproveitamento que vou obter, mas desde já instigante. A primeira aula foi desanimadora: o professor me tachou de ignorante no assunto e disse que ficaria me observando para decidir se eu poderia ficar ou não. Um pouco de durão, um pouco pra se fazer de durão, um pouco pra esconder a insegurança de ter, também pela primeira vez, um aluno vindo de outro Departamento. 
A segunda disciplina é ministrado pelo querido professor João Pedro Gil, ator bisexto, diretor de teatro e professor de longa data. Ao modo de um seminário pretendemos nos preparar para a etapa de qualificação. Bem mais fácil.
Estive em um Congresso em Buenos Aires, que considerei meio falcatrua pelo modo que se sucederam as apresentações de trabalhos, e outro em São Paulo, que era um Congresso provido por um grupo chamado NAPEDRA, Núcleo de Antropologia Performance e Drama. Os temas tratados tentavam buscar uma aproximação entre as três áreas. Maravilhosa apresentação de Guilhermo Goméz-Peña, que arrasou com uma palestra-performance de tirar o fôlego. O meu e o de todos os participantes seniors que estavam por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário