domingo, 10 de abril de 2011

METAMORFOSE - O PROJETO



Quando inscrevi meu projeto para a prova de mestrado, ele se chamava METAMÓRPHOSIS - espaço/tempo/corpo/palavra,  depois comecei a achar que este nome era pomposo de mais e passei a chamá-lo de Projeto Metamorfose. Minha linha de pesquisa se inscreve em Processos de Criação Cênica, E minha orientadora é a professora Marta Isaacsson, por quem tenho grande apreço e consideração
A ideia original era criar cinco mini-peças, cada uma com 10 a 15 minutos de duração, cada uma investigando um dos mais destacados signos do teatro contemporâneo: espaço, tempo, corpo e palavra.
Esta ideia foi semi abandonada para me dar mais liberdade. Sem estabelecer número de cenas, posso pensar em fazer apenas uma. Talvez, duas. Quem sabe as cinco mesmo. 
Seja uma, ou sejam cinco, todo processo deve se instaurar pela ótica provocadora da palavra metamorfose, pois será justamente a imersão vertical nos diversos sentidos possíveis e cabíveis nesta palavra, que funcionará como indutor das leituras, das imaginações, das referências, dos textos e texturas, enfim, do trabalho criativo poético tanto do diretor, quanto dos atores, bailarinos e demais participantes.
Metamorfose será a palavra/conceito, á luz da qual serão explorados o espaço, tempo, corpo e texto. Talvez possamos imaginar, até com certa facilidade, algumas possibilidades de metamorfose no corpo do ator, mas e com o espaço? Como isso se daria? Como experimentar e conceituar a metamorfose no tempo? E no texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário