segunda-feira, 7 de maio de 2012

POR QUE POLIFILÉTICO?

Primeiramente vamos a definição do termo polifilético. Segundo o Aurélio, polifilético se origina de poli (muitos, diversos) + filo (categoria taxonômica compreendida entre o reino e a classe), e significa: (1. Biol.) Que se origina de vários troncos, ou seja, que não evolveu a partir de um único organismo primitivo.
Como pretendo trabalhar num cruzamento entre artes e ciências, acredito que esta palavra possa funcionar como um sinônimo para os termos multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, e outras variações que sempre carregam a sombra da palavra "disciplina" em suas formações. 
Meu objetivo é chegar num produto cênico final que evolua polifileticamente, ou seja, que se origine de vários troncos (artes e ciências), e não se desenvolva apenas a partir de um só organismo (teatro). Trata-se, então de encontrar uma poética cênica que não aconteça somente a partir do teatro.
O termo polifilético sugere que eu abandone procedimentos tradicionais de criação teatral e procure os "vários troncos" que contribuirão para o processo criativo da minha pesquisa, e ao mesmo tempo me distancia da palavra disciplina, que, segundo Focault, carrega sempre conotações negativas associadas a imposição, autoritarismo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário